É de extrema importância ter o controle financeiro de sua empresa, como já vimos em outros artigos aqui publicados em nosso site (você pode conferir em “Fluxo de caixa”), mas existe outra questão que também influencia em seu resultado: a entrega das informações para a contabilidade.
Existem 3 formas de envio de informações a contabilidade: automatizado (software), planilha, documentos físicos.
Automatizado
Todas as entradas e saídas são registradas em um software financeiro, que bem alimentado fornece informações essenciais para o gestor desenvolver um planejamento estratégico para as vendas, controlar as saídas do caixa, e o quanto entrou das vendas. Enfim, para a contabilidade fica mais ágil coletar essas informações pois é possível importar os dados de sua empresa diariamente e entregar informações contábeis com mais rapidez. Os movimentos fiscais e contábeis devem ser enviados para a contabilidade.
Planilha
Para quem domina esse recurso ou para empresas que não necessitam de um recurso automatizado (por não haver tanta movimentação) a planilha consegue trazer as mesmas informações que um software, porém requer domínio do usuário para inserir as fórmulas necessárias. Para a contabilidade a planilha também ajuda no momento do registro, pois ela também pode ser importada para o sistema contábil. Neste caso o mais viável é enviar mensalmente a planilha para a contabilidade. Os movimentos fiscais e contábeis também devem ser enviados.
Documentos físicos
Neste caso a empresa possui controle por anotações, seja no papel ou digitado, é comum para pequenas empresas (MEI ou ME) recém-abertas. Não é um controle ideal para a contabilidade pois não se pode fazer os registros baseado em anotações apenas, muito menos importar (é possível somente importar as notas fiscais de entrada (compras) e saída (venda ou serviço) quando forem eletrônicas. Para a contabilidade é imprescindível o envio de todas as informações para serem feitos os devidos registros contábeis, assim a contabilidade ajudará a empresa direcionando o gestor através dos números apurados.
Note que nas três formas foi mencionado o envio dos documentos para a contabilidade. É muito importante que as empresas, sejam elas pequenas ou grandes, façam o controle de suas informações diariamente, e separem essas informações em ordem para que, ao chegar na contabilidade os registros sejam feitos mais rapidamente. O ideal é sempre separar em ordem de data as informações, anexando os comprovantes aos documentos (Nota Fiscal, Boleto, tributos e etc) assim o gestor no decorrer do mês mantem um controle de suas informações de forma organizada e a contabilidade recebe este documento e faz a conferência das informações com o que foi importado de maneira mais rápida e prática.
Essa pequena boa prática faz muita diferença, e os resultados serão mais satisfatórios.
Categorias: financeiro
Tags: controle financeiro, finanças, gestão, registro financeiro
COPYRIGHT © 2024 | Todos os direitos reservados - Midia Marketing