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Pessoa Física x Pessoa Jurídica
Postado em 01 de novembro de 2018

É muito comum que novos empresários acabem misturando as contas da pessoa física e pessoa jurídica, até por ainda não conhecerem as perigosas consequências que isto pode gerar.

 

Quando essa mistura acontece, ocorrem alguns problemas muito preocupantes, listamos abaixo alguns:

 

1 – Desconhecer o faturamento

Receitas entram e despesas são pagas, mas todas essas informações são tanto da PF quanto da PJ, desta maneira não é possível saber o faturamento real da empresa.

2 – Conflito de despesas

As contas fogem do controle, você acaba por não saber quanto gasta com as despesas da PJ, ou seja, perde o controle financeiro da empresa.

3 – Retirada  

Na teoria é determinado uma retirada, mas na prática o dinheiro é sacado pouco a pouco para uso da PF.

4 – Problemas com a Receita Federal

Os gastos da PF na PJ, se não forem registrados não aparecerão nos rendimentos do empresário, isso atrai os olhares da RFB (que cruza os dados coletados). Isso acaba em malha-fina

5 – Fechamento da empresa

Se a empresa não possui controle de despesas, controle de retirada, não saber seu faturamento e responder a RFB por falta de declaração ela correrá sério risco de fechar as portas, pois não irá se sustentar com todos esses problemas.

 

Conforme pesquisa do SEBRAE, 23,40% das empresas fecham com menos de 2 anos de existência, chegando a quase 50% em estabelecimentos com menos de quatro anos. Para não acabar com o sonho de empreender e não passar por esse “baita” transtorno, identificamos algumas soluções para te ajudar. Seguem os passos:

 

1 – Organize seu financeiro

Primeiramente tenha uma conta bancária só para a pessoa jurídica e outro para pessoa física (entenda que você não pode confundir um com o outro).

2 – Programe suas retiradas mensais

Estabeleça um valor que venha suprir todas as suas necessidades pessoais, se o valor for maior que você possa retirar tente adequar seu padrão de vida (um passo para trás para dar dois para frente, força!).

3 – Separe as despesas

Não efetue pagamento pessoal pela empresa, use sua retirada para pagar suas despesas. (o passo 3 depende do passo 2, mantenha-se forte!)

4 – Lembre: PJ ≠ PF

PJ – Todos os serviços que tomar, compra de mercadorias, boletos, recibos (aluguel, por exemplo) e tudo que for pertinente a PJ devem ser emitas contra sua empresa. Todas essas informações são registradas na contabilidade, e estas informações a Receita Federal coleta através de suas declarações fiscais / anuais.

PF – Deve ter seus recebimentos (notas, comprovantes e etc) emitidos contra o CPF, lógico, quando isso for realmente para a pessoa física. Algumas dessas informações a RFB também coleta, como exemplo: receitas (provenientes da PJ) aplicações, ganhos de capital (venda de móvel ou imóvel), despesas médicas, despesas odontológicas, enfim, são informações que a RFB coleta através do IR anual e que cruza com as informações da PJ.

Obs: muitos caem em malha fina por conta disso.

5 – Contrate uma contabilidade

A contabilidade vai agir como um médico, ela vai diagnosticar mensalmente a saúde financeira da empresa os custos, as despesas, o resultado, e vai dar orientações como devem ser as emissões de notas fiscais, os registros de funcionários, e uma série de informações muito úteis para uma boa administração.

6 – Utilize a contabilidade para aumentar seu faturamento

Após todos os 4 passos aplicados, você conseguirá ter uma visão total de sua empresa, neste ponto a contabilidade irá fazer:

  • Planejamento tributário: colocá-lo em um regime tributário melhor onde recolherá menos tributos;
  • Contabilidade de custo: rever todo o processo da empresa e identificar os gastos elevados, o desperdício e aplicação de preço;
  • Fluxo de caixa: ver a frente suas receitas e suas despesas, ver seu ciclo: econômico, operacional e financeiro;
  • Contabilidade preventiva: orientação e informações para licitações e participação em editais, e consulta de CND’s;
  • Declaração de Impostos de Renda da Pessoa Física;
  • Orientações: orientações fiscais (emissão de Notas Fiscais, códigos, retenções) contábeis (registro de lançamentos em seu controle financeiro, demonstrativos e análises);
  • Apoio de RH: registro, custo de funcionário, orientação no e-social e orientações preventivas;

 

Não é fácil abrir e manter uma empresa, nesse caminho surgem percalços que podem ser evitados, se levado em consideração os passos citados. Lógico, esse é um passo a passo sugerido, você pode desenvolver algo parecido ou até melhor, mas, estabelecendo uma estratégia fica mais fácil de alcançar o sucesso, e com ajuda de uma boa contabilidade você consegue um controle maior e melhor em seu negócio.

 

Com foco maior no que interessa, com equilíbrio e com uma parceria contábil o resultado que deseja para sua empresa será atingido.

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