Dúvidas? Esclareça conosco.
Segunda a Sexta das 8h às 18h

(41) 3248-0388

Planejamento Tributário
Postado em 31 de outubro de 2018

O dinheiro vem através do esforço, não vem fácil, é preciso muita dedicação e tempo focado em seu negócio para que os resultados apareçam.

Muitas empresas procuram reduzir seus custos e suas despesas para poder aumentar seu lucro, então fazem muitas manobras que podem por em risco o seu negócio. O suado dinheiro escapa por este caminho.

Mas ao invés de correr risco, não seria mais fácil fazer um planejamento tributário?

A sua empresa pode estar em um regime tributário ruim, pode não estar aproveitando algum benefício que traz uma redução do percentual aplicado (tributos: municipal / estadual / federal).

Você sabe quais tributos recolhe? sabe o percentual deles? De modo geral seguem os impostos abaixo:

 

Federal:

 

IRPJ = 15% (venda)         8% (serviço)

CSLL = 9%. (venda)         12% (serviço)

COFINS = 3% (lucro presumido)                7,6% (lucro real)

PIS = 0,65 (lucro presumido)                      1,65 (lucro real)

Obs: O PIS e COFINS também retidos no momento do pagamento, com alíquotas de 0,65% para o PIS e 3% para o COFINS.

IPI = varia entre 10% e 12%.

Tributo estadual e tributo municipal

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias – ICMS é pago por substituição tributária e recolhido antecipadamente pelo fornecedor, com alíquotas que variam de acordo com o serviço ou o produto.

Regra geral ICMS = 18%

Já para o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS existe a Lei Complementar 116/03 que classifica uma série de prestação de serviços com alíquotas variando em média de 2% a 5%.

Veja que os Impostos estão aí, agora é saber em qual regime tributário a sua atividade se enquadra melhor. Nem sempre o Simples Nacional é vantajoso, como nem sempre o Lucro Real pode ser vantajoso, em outras atividades o lucro presumido é a melhor opção. Isto depende também do porte da empresa, ou seja, qual o seu tamanho, qual sua receita, quanto é o custo e despesas, enfim, isto tudo é passível de estudo pois uma empresa alocada erroneamente em um regime tributário gera prejuízo financeiro imenso.

Após explicação dos tributos, vemos que essa mudança de regime tributário afeta positivamente sua empresa, pois ela poderá gerar um lucro maior com a mesma quantidade de produção, dando oportunidade de poder aumentar seu negócio, investir em novos equipamentos ou abrir uma filial.

Em nosso país, alguma cidade ou estado sofre alteração na legislação, e essas mudanças ocorrem quase que diariamente, e isto pode refletir em sua atividade. É preciso estar atento a essas mudanças pois em uma delas pode beneficiar (ou não) em seu negócio.

Por isso, é extremamente importante fazer um planejamento tributário, dessa forma você estará bem alocado em um regime de tributação onde recolherá menos impostos e, dependendo de sua atividade e isso poderá gerar uma grande redução.

Ficou com dúvidas sobre este artigo? Entre em contato conosco!

COPYRIGHT © 2024 | Todos os direitos reservados - Midia Marketing