Para algumas empresas o fato de não conseguir expandir o negócio ou de não atingir um patamar financeiro esperado acontece muitas vezes por não haver um planejamento estratégico. Para alcançar o seu objetivo o gestor (ou os gestores) deve desenvolver o caminho a ser percorrido, realizar um conjunto de ações programadas, organizadas e de maneira disciplinada, assim deve ser o planejamento estratégico.
O planejamento pode ser realizado por apenas uma pessoa, mas em uma organização é muito importante que todas as lideranças tenham envolvimento no projeto, isso fortalece as ideias e o engajamento de todos para o crescimento da organização.
Para desenvolver este caminho a percorrer, é necessário basicamente responder algumas perguntas:
Quem sou?
Onde estamos?
Para onde queremos ir?
Como chegar lá?
Feita as perguntas, agora é necessário colocar em prática o desenvolvimento em etapas.
1° Quem é a empresa (quem sou).
Algumas empresas iniciam suas atividades e com o tempo perde sua identidade, trabalham “no automático” e não tem foco no negócio, sobrevive com uma força limitada e não projetam a vida da empresa ao longo prazo, elas não sabem aonde vão estar no futuro.
Neste ponto é correto construir a visão, a missão e valores da empresa, também é muito válido retomar a mesma energia de quando abriu o negócio.
2° – Analisar o cenário interno e externo da empresa (onde estamos).
Interno: Quais os pontos fortes, quais os pontos fracos. De ênfase nas partes técnicas, financeiras, infraestrutura, RH, enfim, toda parte interna da organização.
Externo: Enxergar as ameaças externas, reconhecer como pode impactar os fatores econômicos, sociais, políticos, a concorrência e outros fatores.
Esta etapa é importante para a empresa mensurar o quanto o ambiente interno e externo pode influenciar na meta de seu objetivo.
3° – Análise e definição dos objetivos (para onde queremos ir).
Nesta etapa é feita a análise de tudo o que já aconteceu na empresa, ou seja, o seu histórico, para então projetar suas metas. A forma de apresentação dos objetivos deve ser quantificável, de maneira que seja possível visualizar e que esteja de acordo o tempo estimado para atingir o objetivo.
Resumindo, é definir os aspectos financeiros como: rentabilidade da empresa, quantidade de filiais abertas, e o posicionamento da empresa no mercado.
4° – Estratégia a definir (como chegar lá).
Aqui o gestor irá definir, então, como alcançar o objetivo, ele deverá definir metas a atingir e como se dará este processo.
Todas as metas deverão ser executadas de maneira ordenada e racional para que não haja problemas, os passos devem ser organizados e sempre revisados pelas pessoas envolvidas com o projeto. É importante que o acompanhamento seja periódico afim do planejamento não correr risco e não ser comprometido.
O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) trata deste assunto e desenvolveu um exemplo sobre planejamento estratégico também, segue abaixo:
Abrir uma empresa e geri-la não é uma tarefa fácil, exige coragem, força, conhecimento e determinação. O planejamento estratégico é um guia de “onde estou” e “onde quero chegar”, no meio deste caminho existem metas e objetivos a serem alcançados de forma disciplinada e organizada onde, com ajuda de mais pessoas envolvidas que seguem à risca o planejamento, a empresa terá grandes chances de firmar-se no mercado e obter os lucros esperados ao longo prazo.
É uma semente plantada que deve ser cuidada para que no futuro haja frutos.
Categorias: abertura de empresa, Planejamento
Tags: empreendedorismo, gestão, planejamento estratégico, plano de negócio
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