Esse é um tema que muitos gestores têm interesse. Resumindo é: em minha venda ou serviço, qual é meu real lucro?
Uma informação mais que importante, e nela vamos descobrir se é praticado certo o valor de venda ou não.
De início vamos para o cálculo e na sequência vamos para explicação. Fazendo um cálculo sobre um produto em que seu preço de venda é 150,00, exemplo ficaria assim
(+) | Receita operacional | 150,00 |
(-) | Custo dos produtos | 85,00 |
(-) | Despesas variáveis | 30,00 |
(=) | Margem de contrib. | 35,00 |
(=) | Margem em % | 23,33% |
A Margem de contribuição representa o quanto a venda do produto contribuirá para a empresa cobrir todos os seus custos e despesas fixas.
Para descobrir a M.C é preciso saber a diferença entre custos e despesas, e também custos e despesas fixas e variáveis (Fizemos um artigo sobre isto). Conhecendo essas informações é possível encontrar a M.C. Cada atividade da empresa deve ser analisada pois os custos e despesas podem tem variações.
Então, a Margem de Contribuição é uma ferramenta para o gestor planejar o futuro de suas vendas. Sem ela a empresa pode estar efetuando suas vendas mas não ter o retorno esperado do lucro, por não saber ajustar os custos e a formação de preço.
Categorias: financeiro, Planejamento
Tags: gestão, Margem de contribuição, vendas
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