Este tema é muito relevante, mas pouco praticado, ou melhor, é praticado de maneira automática no dia-a-dia pelos gestores que não dão a devida importância para este controle. Em muitas vezes o fato de se ter muito dinheiro em caixa dá a impressão de que as contas da empresa estão em dia, mas essa impressão mascara a realidade financeira, pois o gestor acaba não enxergando que lá na frente as contas estão esperando para serem pagas.
O que é fluxo de caixa e como devo faze-lo?
O Fluxo de caixa é uma ferramenta que fornece de maneira visual as entradas das receitas (vendas) e saídas financeiras (compras/despesas/impostos) diariamente, semanalmente ou mensalmente. Para ter um fluxo de caixa é necessário que o gestor faça todos os registros como: compras com fornecedor, despesas de expediente, gastos com material de limpeza, refeições, impostos, despesa com pessoal, receitas de vendas. Resumindo, é preciso registrar todas as receitas e despesas, por menores ou maiores que sejam. Este controle pode ser feito em excel, mas o ideal é que a empresa possua um sistema de gestão financeira, pois é uma ferramenta mais completa.
Quais as informações que o fluxo de caixa pode me mostrar?
Com os registros devidamente lançados no controle financeiro o gestor consegue ver em detalhes como foram as vendas de um dia específico, de uma semana ou um mês, ele consegue saber se foi rentável fazer um dia de promoção em sua loja por exemplo. Muitas empresas fazem promoções para alavancar suas vendas e ao final do dia vê seu caixa com um saldo extremamente positivo, mas esquece de ver que suas despesas também aumentaram neste dia, logo o lucro acaba sendo baixo e não atinge a expectativa, isso ocorre por uma falha no planejamento estratégico.
Até o momento você pode pensar que o fluxo de caixa serve apenas para mostrar as falhas da empresa em relação a estratégia, mas não, até este ponto ele acusou as falhas, mas agora com os registros financeiros e com uma amostra de resultados anteriores o próximo passo é a análise, ou seja, o que deve ser mudado na estratégia para que seja atingido o objetivo.
Existe muitas vantagens em ter este controle. O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) aponta algumas:
Com o fluxo de caixa aplicado o gestor terá todos estes dados em mãos, podendo tomar as decisões certas a partir dos números apontados nos relatórios. Leve a sério os registros de entrada e saída, essas informações devem ser alimentadas diariamente em seu sistema financeiro, e são essas informações que irão para sua contabilidade e ela lhe ajudará a diagnosticar, planejar e direcionar o caminho a percorrer.
O fluxo de caixa é uma importante ferramenta para o gestor, ela vai clarear seu negócio, irá ajudar a empresa a se organizar, corrigir e com um bom planejamento estratégico atingir os objetivos esperados.
Conte com a CM&A para ajuda-lo neste caminho. Seja nosso parceiro!
Categorias: financeiro, Planejamento
Tags: controle financeiro, fluxo de caixa, gestão
COPYRIGHT © 2024 | Todos os direitos reservados - Midia Marketing