Na formação de preço de um produto ou serviço, o empresário precisa conhecer antes os seus custos, caso essa informação não seja precisa ou o gestor não tenha conhecimento é muito provável que ao final do mês apareça uma novidade, ruim, é claro.
Veja, tendo como exemplo venda de produtos, imagine um produto sendo vendido por R$5,00, o dono do negócio comprou essa mesma mercadoria por R$3,50, logo ele imagina que ganhou R$1,50 nesta venda, após isso ele compra mais desse produto e repete isso diversas vezes no mês. Ao final, ele percebe que mesmo vendendo tudo ele ainda não teve o lucro que gostaria, pois pagou todos os credores e não sobrou quase nada para ele.
Essa é uma realidade em muitas empresas, é preciso conhecer os custos e saber quando é custo fixo e quando é custo variável.
Custos fixos
Como o próprio nome já diz, o custo fixo mantém-se fixo independente do volume da produção do estabelecimento/serviço, se a empresa vender mais no mês e menos em outro o custo será praticamente o mesmo. Por exemplo: Despesa de aluguel, Despesa com serviço de segurança, serviço de limpeza, planos telefônicos.
Essas despesas podem sofrer alguma alteração, como no caso do aluguel que sofre reajuste anual, mas é uma variação mínima que leva algum tempo para acontecer.
Custos variáveis
Com um nome sugestivo também, o custo variável segue a linha da produção, ou seja, se produzir muito o custo varia junto, se produzir pouco o custo diminui da mesma forma. Assim funciona também para serviço.
Um exemplo de custo variável é: compra de matéria prima e despesa com energia elétrica.
O custo de mão de obra pode ser fixo quando o salário mantem o mesmo valor, caso a empresa pague horas extras ele se torna variável.
Por que é importante saber o que é custo fixo e custo variável?
É necessário fazer essa diferenciação para que seja possível precificar o preço do produto ou do serviço. O gestor consegue ver e entender o quanto custa para produzir uma unidade de determinado produto ou quanto custa determinado serviço.
Ter esse controle dos custos ajuda o gestor a se preparar para o mercado, nas épocas onde mais vende ele terá um volume maior de gastos e então se planeja para atender toda a demanda, e assim da mesma forma para períodos de pouco saída. Esse controle dos custos também ajuda no fluxo de caixa, onde o gestor consegue ver para onde vai o dinheiro, dessa maneira é possível também reduzir os gastos na produção ou no serviço.
Outro benefício desse controle de custos é que, o impacto que ele trará na empresa traz bons resultados quando utilizado junto com o fluxo de caixa, pois o gestor poderá ter uma economia significativa, podendo empregar o capital em um investimento de máquinas, melhorar as instalações ou até aumenta-las.
E então, vamos aumentar seu faturamento?
Categorias: financeiro
Tags: custo, custo fixo, custo variável, empreendedorismo
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