É muito importante saber e ter essa informação, para que o gestor ou empresário possa aplicar seu preço de venda. No dia a dia, muitas empresas fazem seus preços baseados na concorrência e dão descontos sem saber qual a sua margem para fazer isso. A consequência é um lucro baixo ao final do mês.
Só tomar como base a concorrência ajudará a ser apenas mais competitivo, mas menos lucrativo, e com o tempo pode acabar até fechando as portas.
Analise toda a cadeia que envolve a produção ou o serviço, veja quais são os custos fixos e os custos variáveis que influenciam no custo final. Veja, na produção por exemplo, para saber o que é custo é só ver tudo que precisa para a parte fabril não parar, ou seja, matéria prima, mão de obra funcionários da produção, materiais secundários da produção, energia elétrica, aluguel, despesas com máquinas, embalagem da produção e etc. Material de expediente, despesas com copa e cozinha, combustível, salário do financeiro, isso tudo não afeta a parte fabril, então é despesa.
Para a formação de preço é preciso somar todos os custos e dividir pela produção, assim haverá o custo por unidade produzida, tomando por início desse valor é que precisará aplicar a margem de lucro desejada na venda, já descontando os impostos.
Para os serviços a lógica é a mesma, a diferença está no custo da mão de obra de serviço e no tempo. Neste caso, para um prestador de serviços gerais o custo é: combustível, manutenção de veículo, tempo de serviço prestado, o serviço prestado, material aplicado na prestação do serviço, salário funcionário. O que não são custos: Energia elétrica, telefone, material de expediente, água, e etc.
Se faz necessário conhecer os custos de seus produtos/serviços, dessa maneira a empresa não só estará competitiva, mas viverá no mercado com bons retornos, e, para sobressair-se perante a concorrência o gestor ou empresário poderá: aumentar as opções de pagamento (débito e crédito em diversas bandeiras), renegociar com o fornecedor e esticar o prazo para pagamento, aumentar as parcelas para receber dos clientes, comprar em maior quantidade para obter desconto, enfim, existe uma série de medidas que podem ser estudas e aplicadas em seu negócio.
Agora que você já conhece seu custo, vamos trabalhar juntos para aumentar o seu faturamento?
Categorias: financeiro, Planejamento
Tags: custo do produto, Custos, financeiro, vendas
COPYRIGHT © 2024 | Todos os direitos reservados - Midia Marketing